quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quarta Infame!!!

Pois CAROS TELESPEC, ontem não tive aula e fui ver o filme João e Maria: Caçadores de Bruxas 3D.





Uma versão gótica retro-punk da fábula clássica dos irmãos Grimm (diga-se de passagem que a versão original é um terror bem melhor que a aventura que vi), não tem mais nem menos banho de sangue do que muitos filmes de baixo orçamento ou produções direto para DVD voltadas para o mercado do terror.  É uma surpresa de ver astros como Jeremy Renner e Gemma Arterton besuntados de sangue falso é a única atração deste filme - que, de resto, é um grande equívoco de concepção e execução.
Comparando João e Maria - Caçadores de Bruxas com Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros, podemos dizer que ao meu ver J&M deixa A.L. muito sofisticado. A temática do filme nos deixa mais próximos de um Van Helsing,  que usa a mesma temática retro-punk, porém ambos tentam contar uma história medieval com uma linguagem pop e terminam num indeciso meio termo, descaracterizando tudo.
Van Helsing pelo menos não tinha a intenção - que hoje Hollywood trata como obrigação - de estabelecer uma nova franquia de ação. Desde o início João e Maria - Caçadores de Bruxas é apresentado e martelado como um produto que vieram nos oferecer na nossa porta, que o vendedor diz ser irrecusável mas não se presta a explicar pra que serve ou como funciona.
Quinze anos depois de sobreviverem à casa de doces, João/Hansel (Jeremy Renner) e Maria/Gretel (Gemma Arterton) ganham a vida como matadores de aluguel, indo de vila em vila atrás das tais bruxas. Produtos que são, seus diferenciais são a inovação (apesar da vila ter um futuro caçador o seu xerife se mostra bastante incompetente quanto ao assunto sobrenatural) e o ineditismo (o incrível é que ninguém da vila tenha ouvido falar de João e Maria, o que msotra uma grande falha de roteiro já que os irmãos cresceram perto da vila e nos créditos iniciais a notícia dos dois se espalha pelos sete cantos do globo).
Além da inovação e do ineditismo, todo produto de franquia implica uma legião pronta de fãs. Então depois que a fama e o talento de João e Maria são repetidos pela décima vez, surge um  adolescente medieval pra afirmar tudo de novo e emendar: "I'm a fan of your work!". Depois disso, dá até pra se divertir com algumas coisas que acontecem no clímax, se você aguentar até o fim do filme.
Quem sabe um dia João e Maria - Caçadores de Bruxas seja visto como um filme assistível no cinema, se não fosse os abusos de usos 3D nas cenas de ação teria pedido meu ingresso de volta, mais os efeitos 3D das setas e pedaços de madeira e pedras vindo em sua direção deixa o filme amigável até o final. A sua fotografia e figurino foram razoáveis, seguindo o estilo estabelecido do inicio ao fim. Quando ao roteiro e direção peço a ambos que se aposentem ou escolham outra profissão, pois vejo que o grupo de produção&direção não conseguiram fazer algo palpável. Este filme vai passar pela 7 arte como um TV FILME classe F. 
CRITICA: 5 TV'S

Por: VeiTiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário